Entre os mais de 100 artistas afetados estão EXO, Monsta X, Loona, The Boyz, Seventeen e muito mais
O Spotify sofreu um apagamento em massa de sucessos do K-Pop, neste final de semana! Ao redor do mundo, usuários da plataforma relataram que não conseguiam encontrar faixas de artistas como Monsta X, The Boyz, Loona, EXO e Seventeen. Entre os países que mais reclamaram com a falta de álbuns e hits, estão Estados Unidos, Alemanha, Canadá e Inglaterra — ainda não se sabe se o Brasil foi afetado de alguma forma.
Mas, afinal, o que aconteceu?
Tudo começou quando o Spotify entrou no mercado coreano pela primeira vez no início deste ano. Até então, a plataforma não estava disponível no país e o serviço de streaming mais utilizado era o Melon, da empresa Kakao M, que também disponibiliza a distribuição das produções de artistas muito famosos por lá.
Entretanto, parece que o Spotify ainda não havia assinado nenhum contrato com a Kakao M antes de disponibilizar as músicas deles por lá. “Ainda estamos conversando com o Spotify (sobre a distribuição de nossas músicas por meio de sua plataforma)”, o porta-voz da Kakao M compartilhou com o jornal The Korea Herald. Por isso, muitos acreditam que o sumiço das faixas pode ter acontecido por conta da rivalidade das plataformas.
Entre os artistas prejudicados com a falta do acordo está o grupo Epik High. Em uma publicação o rapper Tablo reclamou que, enquanto nada é resolvido, os músicos são prejudicados. “Aparentemente, um desentendimento entre nosso distribuidor Kakao M e o Spotify tornou nosso novo álbum ‘Epik High Is Here’ indisponível globalmente contra nossa vontade”, relatou. “Independentemente de quem seja o culpado, por que são sempre os artistas e os fãs que sofrem quando as empresas colocam a ganância acima da arte?”, disparou Tablo.
Apparently a disagreement between our distributor Kakao M & Spotify has made our new album Epik High Is Here unavailable globally against our will. Regardless of who is at fault, why is it always the artists and the fans that suffer when businesses place greed over art?
— 에픽하이 타블로 | Tablo of Epik High (@blobyblo) February 28, 2021
+++LEIA MAIS: BLACKPINK é nomeada embaixadora da ONU, durante Conferência sobre Mudança Climática!
Ainda é incerto o catálogo completo de artistas que tiveram trabalhos removidos do Spotify, mas estima-se que mais de 100 estejam afetados. Entre os mais conhecidos estão Seventeen, Monsta X, The Boyz, IU, Victon, Epik High, Oneus, Cravity, DPR Live, Hyolyn, Drippin, Up10tion, BTOB, Block B, Hyuna, EXO, CLC, (G)I-dle, ToppDogg, Sunmi, Nuest, A.O.A., Triple H, P1Harmony, Taeyeon, Youngjae, Momoland, Gaho, Pentagon, Mamamoo, Pristin, Woodz, Zico, Astro, VIXX, Kard, Hwasa, SF9, Weki Meki, Golden Child, Punch, CL e StayC.
Confira uma lista parcial de cantores e grupos afetados:
lucy
stayc
cl
gfriend
jung jinwoo
bol4
paul kim
dkb
maddox
twlv
moon
punch
d-crunch
sf9
wjsn
golden child
weki meki
weeekly
loona (some songs)
yongyong
onewe
h&d
hwasa
kard
s.i.s
vixx
vinxen
dreamcatcher
orange caramel
punchnello
astro
lovelyz
huh gak
jenyer
kim sejeong
rothy— (@lemonphobic) February 28, 2021
gidongdae
109
tiger jk
ryu sujeong
secret number
apink
moon jongup
yelo
fanatics
iu
pristin
mcnd
mamamoo
hyuna
dreamnote
mcmong
onlyoneof
yanu
boramiyu
hynn
pentagon
gaho
song i han
kisum
peakboy
geunsu
elris
sumin
jung ilhoon
junny
younha
after school
poetic narrator
lee siyeon— (@lemonphobic) February 28, 2021
grizzly
oh hayoung
sik-k
kim sohee
sha sha
ibi
vromance
berrygood (some songs)
bestie
ailee (some songs)
yoon mirae
lee gikwang
yukika
eden
junggigohttps://t.co/okSb6UPtlO
mind u
melodyday
loco
coogie (some songs)
cheetah
that wooseok and guanlin unit whose name i don’t know— (@lemonphobic) February 28, 2021
purplekiss
gun
clc
seventeen (almost all songs)
(g)i-dle (some songs)
all under nineteen songs
sunmi (some songs)
toppdogg (some songs)
nuest (almost all songs) (NOW ITS PERSONAL)— (@lemonphobic) February 28, 2021