Fale conosco

O que vc está procurando?

Revista Atrevida

Na Real

Confira 5 livros sobre ficção científica que vale a pena ler

Gênero literário vem ganhando destaque em novas adaptações cinematográficas

Confira 5 livros sobre ficção científica que vale a pena ler
Confira 5 livros sobre ficção científica que vale a pena ler (Foto: Divulgação)

Realidades paralelas, viagens espaciais, mundos envoltos em muita tecnologia e ciência, além de distopias que prometem te deixar todo arrepiado com tantas aventuras. Essas são algumas características que definem um gênero narrativo em ascensão nas últimas décadas: a ficção científica!

E se você é curioso e está a fim de mergulhar de cabeça em novas aventuras literárias, prepare-se, pois a Atrevida fez uma lista com 5 livros de ficção científica que vale a pena ler se você está adentrando agora nesse universo (e olha que são vários!). Confira:

1. Dune

O famoso livro de Frank Herbert acontece em um futuro distante, onde o duque Leto Atreides decide cuidar da administração do planeta árido Arrakis, mais conhecido como Dune. Lá, a substância mais preciosa de todo o universo é encontrada, a Melange, que é capaz de prolongar a vida e possibilitar um aumento da velocidade dos pensamentos. Por conta disso, Leto enfrentará diversos inimigos ao cuidar da mineração desse elemento.

Vale lembrar também que o livro foi adaptado e em breve estará nos cinemas, com um elenco para lá de especial! Nomes como Timothée Chalamet e Zendaya despontam como os protagonistas do novo longa.

2. Guia do Mochileiro das Galáxias

O cultuado livro de Douglas Adams não poderia faltar nessa lista! A obra best-seller é considerada essencial para quem está adentrando agora no universo da ficção científica, além de trazer uma pitada de muito humor e ironia. 

O livro traz a história do inglês Arthur Dent minutos antes do planeta Terra ser destruído. Salvo pelo E.T. Ford Prefect, o terráqueo viaja pelo tempo e espaço em uma nave de tecnologia alienígena ao lado do novo colega de aventuras interplanetárias. Imperdível, não é mesmo?

Obs.: “Não entre em pânico!”

3. Laranja Mecânica

Aos fanáticos por distopias futuristas, eis aqui a escolha perfeita! O clássico livro de Anthony Burgess é ambientado na sociedade inglesa em um futuro completamente distópico, onde o “novo normal” passa a ser um lugar social comandado por uma cultura juvenil violenta.

Nesse cenário surge Alex, um adolescente rebelde, que resolve, junto de sua gangue de amigos, enfrentar o governo totalitário e repressivo que comanda o país. Só que bater de frente com forças desse nível pode ser mais perigoso do que aparenta ser.

Fato interessante: a obra ainda ganhou uma adaptação cinematográfica nas mãos do renomado cineasta Stanley Kubrick, em 1971.

4. Neuromancer

Já para quem curte mais uma realidade cyberpunk, essa é a escolha certa! A obra de estreia de William Gibson é considerada por muitos uma das precursoras desse subgênero da ficção científica.

A trama do livro acompanha Case, um cowboy do ciberespaço e hacker da Matrix, que tenta a todo custo sobreviver após ser punido por enganar vários patrões. Impedido de adentrar no mundo virtual, ele perambula pela cidade de Tóquio até se deparar com uma aventura que pode mudar a jornada da humanidade.

5. 1984

O clássico livro do autor George Orwell não poderia ser mais atual, tendo em vista que ele foi publicado originalmente em 1949. A famosa história se passa no ano de 1984, onde em um futuro distópico um governo totalitário comanda cada passo de seus cidadãos com a ajuda do Grande Irmão. 

Curiosidade: se você pensou no reality show “Big Brother Brasil”, acertou! O programa se inspirou na icônica obra orwelliana e é um sucesso até hoje.

E aí, curtiram as sugestões?

Mais notícias para você